Na plataforma Forleven há modelos disponíveis pensados em suprir as necessidades das instituições de forma prática, mas caso o modelo utilizado precise de alterações ou você precise criar um do 0 você poderá abrir o editá-los.



Para editar um relatório iremos arrastar nosso mouser para a esquerda e acessar o menu "Editor de Relatórios":




Abrirá uma página listando todos os relatórios já cadastrados na sua instituição, clique em "Opções" no relatório desejado em seguida clique em "Editar":




Você será redireicionado para a página de edição, este se assemelha bastante com o programa word:





Antes de mais nada vamos falar da variáveis, estas são esses quadradinhos azuis dentro do texto que tem como objetivo puxar a informação que está cadastrada no aluno para dentro do documento, dessa forma o documento já sai com as informações preenchidas então basta imprimir =)


Para adicionar variáveis no seu texto selecione onde quer coloca-la clicando do lado da palavra que desejar indicar ex: Nome do aluno: , clique ao lado dos (:) dois pontos, deixando um espaço para não ficar grudado.



Após clique no botão com o nome de Variável, ele se encontra na parte superior do editor de texto:




Como podemos ver, na primeira frase está escrito da seguinte forma:


A direção desta Unidade Escola declara para os devidos fins que __________( está faltando o nome do aluno), então eu vou selecionar o botão Variável e a opção de Membros e na tabela que abrirá ao lado selecionar a opção Nome do Membro:




E ficará preenchido dessa forma:




Como podemos perceber eu só adicionei a variável de Nome do Membro, isso mostra que no meu relatório só puxará o primeiro nome do aluno, para puxar o sobrenome é preciso adicionar o sobre nome do aluno, da mesma forma que foi adicionado a variável nome do membro.





A primeira linha editada ficará assim:






Para adicionar qualquer outra variável é só seguir o exemplo e clicar em outras opções e ir explorando de acordo com o tema a variável que precisa colocar em seu relatório.


Para alterar Fonte do Texto, Tamanho da Letra, Cor do Texto, Alinhamento do Texto, entre outros... Use o menu de Editor de Texto, ele está localizado bem acima do editor de relatórios:





Para fazer mais algumas edições e criar tabelas clique no menu em cima do Editor de Texto:


.




Editando tabelas

Clique com o botão direito do mouse dentro da tabela selecionada, abaixo aparecerá um pequeno menu com algumas opções como: propriedades da tabela, excluir tabela, inserir linha antes, inserir linha depois, inserir coluna antes, inserir coluna depois:



Clique na opção de  Propriedades da Tabelas:




Após clicar em propriedades da tabela, abrirá uma janela  com as propriedades Gerais da tabela:




  • Largura e Altura: serve para definir ou regular altura e largura da tabela.
  • Espaçamento da célula: regula o espaço por linha
  • Espaçamento interno da célula: regula o espaço dentro da linha
  • Borda: serve para regular a borda colocando grossura, caso queira uma borda mais grossa, ou pode apagar, para não ter bordas.
  • Legenda:
  • Alinhamento: serve para alinhar a tabela.


Feito os ajustes clique em "Ok":


Salvando a edição feita

Na barra de editor de Texto clica no botão escrito Arquivo e depois em Salvar:



Caso o relatório que procure não apareça nessa primeira listagem indica que o relatório ainda não foi adicionado na listagem de relatórios, para isso siga este guia --> Adicionado um novo relatório






Permissões necessárias para editar um relatório:

PermissãoDescrição
Cadastrar e editar relatóriosPermite cadastrar novos relatórios e alterar os existentes
Visualizar relatórios para impressãoPermite visualizar os relatórios cadastrados