Dentro do meio educacional a plataforma do Forleven busca ser o máximo possível genérica para atender os mais diversos tipos de instituições de ensino, por isso disponibilizamos diversas formas de configurações da instituição e dos cursos para que os itens sejam adaptados a cada necessidade.


Entretanto temos ciência que nenhuma solução pode atender 100% das particularidades de instituições de ensino ao redor do mundo, quando for este o caso e não houver nenhuma configuração para tal item, poderá nos sugerir alguma melhoria ou customização e iremos avaliar a possibilidade e tempo para realização.



Entendendo a prioridade de sua sugestão

Aproximadamente a cada 6 meses fazemos o que chamamos de "roadmap" que serve de guia do que será necessário trabalhar e a cada mês vamos fazendo alguns ajustes, mas sempre procurando não sair deste guia. Para um incluirmos os itens no roadmap nos fazemos algumas das seguintes perguntas:


  • É algum bug* ou possível falha de segurança ? Tem prioridade mais alta e procuramos solucionar de forma imediata !
  • A sugestão faz parte de uma rotina desnecessária ou burocrática ? Será que não é uma questão de adaptação ou treinamento ?
  • A aplicação do item sugerido trará alguma melhora para a plataforma e serviços prestados ou será indiferente ?
  • O item está sendo requisitado por vários clientes e instituições de ensino ?
  • Se estiver sendo requisitado por apenas uma instituição ou poucas, este item é genérico para ser usado por todos ?
  • O item faz parte do nosso modelo de negócio ? Exemplo, um item muito sugerido é folha de pagamento de funcionários, este item é contábil e isso atualmente não faz parte do modelo de negócios da Forleven e existem outras empresas mais especializadas nisso que podem ser parceiras


*Caracterizamos bug quando algo na plataforma simplesmente não funciona, porém o fato de funcionar de forma diferente do esperado não caracteriza um bug, mas sim que provavelmente você espera o funcionamento de uma forma específica e particular a sua rotina.


Vale lembrar que além desta sugestões no nosso roadmap entram também itens para implementarmos melhores práticas do funcionamento da plataforma, geralmente de forma interna e pouco perceptível pelos usuários (as vezes é percebido com uma melhora de velocidade) e principalmente incluímos itens que vemos como inovações para o mercado educacional no qual a Forleven está inserida.



Minha sugestão é importante, mas não foi atendida

Conforme explicado temos que seguir certas questões para manter coesão em nosso trabalho, queremos entregar funcionalidades com qualidade e se tentarmos implementar todas sugestões possíveis teremos uma espécie de "Frankenstein". Em tempo, sua sugestão não ter sido atendida de imediato não quer dizer que nunca vamos implementar, somente que o momento não é oportuno, desde que respeite os tópicos acima podemos vir a trabalhar no item sugerido.



Cobrança

Nós não gostamos de realizar cobrança por sugestões, pois queremos que nossos clientes sintam-se livres para conversar conosco sobre suas opiniões e ideias. Por este fato nos reservamos o direito de definir o tempo, já que temos um ciclo de desenvolvimento definido e incluir algo no meio deste ciclo é muito complicado e geralmente envolve a contratação e/ou terceirização de profissionais qualificados.

Em casos de sugestões muito particulares e específicas a uma instituição de ensino, ainda é possível que desenvolvedores terceiros possam desenvolver utilizando a API do Forleven, desta forma mantém-se o uso da plataforma, mas naquele item específico que você quer mudar poderá usar uma aplicação terceira. Ou, você poderá contratar o plano "Enterprise +", enviar as especificações que você quer que seja alterado na plataforma e encaminharemos um orçamento baseado na complexidade e tempo de desenvolvimento, dessa maneira conseguimos entregar a alteração/ferramenta em curto prazo estimado.


Em certos casos em que na nossa avaliação foi aprovado como uma sugestão válida e a parte no qual sugere quer o desenvolvimento relativamente rápido com prazo estimado, mas não temos tempo na nossa equipe interna, podemos estudar a cobrança para cobrir custos do desenvolvimento, como profissionais terceiros ligados diretamente com nossa coordenação e análise de projeto.


Ainda é possível se você for desenvolvedor ou queira contratar profissionais terceiros para desenvolver itens específicos utilizando a API do Forleven, desta forma terá a interface e funcionamento exatamente com o que você deseja, porém integrado com todo o funcionamento já existente do Forleven.