Planos associáveis

No Forleven há diversos modelos de relatórios que poderá ser utilizado na sua instituição, porém há a possibilidade de estar criando seu próprio relatório do zero, com sua cara para suprir suas necessidades.



Acessando

Com a ferramenta Editor de Relatórios a escola pode usar um modelo pronto, editar um modelo ou criar um novo modelo de relatório do jeitinho que precisar.


Para criar um relatório arraste seu mouser para a esquerda e selecione o menu "Editor de Relatórios":



Ao clicar no  menu Editor de Relatórios ele abrirá uma página trazendo alguns relatórios que a escola já tenha cadastrado., independente se há ou não relatórios cadastrados clique no botão "Novo Relatório" ao lado superior esquerdo:




Após clicar no botão Novo Relatório aparecerá duas opções "A Partir de um Modelo ou  Relatório em Branco"

  • A partir de um modelo: São relatórios do Forleven já prontos para uso que você também pode editar;
  • Relatório em Branco: Essa opção permite criar qualquer relatório que ainda não tenha no Forleven e a escola precise;



Como vamos criar um relatório, clique na opção Relatório em Branco:



Clicando na opção Relatório em Branco abrirá um  quadro com (04) quatro categorias a serem selecionadas:

  • Estudante: Essa categoria é para quando for criar um relatório que deve ser impresso individualmente aluno por aluno.
  • Turma: Essa categoria é para quando for criar um relatório que precise que sai com as informações individuais de todos os alunos por turma, sem precisar imprimir de aluno por aluno.
  • Financeiro: Essa categoria deve ser selecionada quando for criar um relatório financeiro ex: pagamentos, entradas, inadimplência...
  • Pagamento: Essa categoria está inclusa para recibos de pagamentos feitos na escola



Vou usar a categoria de turma como exemplo, após clicar em qualquer uma das categorias selecionadas de acordo com o relatório que vai criar, abrirá uma janela muito parecida com o Word:



Com esse editor você pode escrever seu texto dentro dele, ou, copiar e colar o texto  e depois só é preciso ir arrumando como deseja, mascando as palavras em negrito, itálico ou sublinhado, arrumar a centralização do texto, montar tabelas, é como se fosse no Word só que com mais finalidades, pode inserir imagens, variáveis com as informações que precisa inclusive, variável de fotos dos alunos e logotipo da escola.


Variáveis: São os quadradinhos azuis que inserimos dentro do texto de acordo com as informações que precisamos, eles são responsáveis por puxar as informações que pedimos desde que as mesmas estejam cadastradas e inserir no seu relatório, dessa forma quando for imprimir ele saíra todo preenchido.


  • Usando o menu variável, será possível escolher quais informações do aluno vai ser usada nesse relatório



  • Após escolhido suas variáveis e o texto para esse relatório, basta dar um nome para ele e salvar (não esqueça de preencher o nome)




Ele ficará mais ou menos dessa forma, isso é um exemplo:



Após salvar seu relatório ele aparecerá na sua listagem de relatórios:


Pós criação do relatório é só acessa a turma ou os alunos e imprimir.


Obs: Se usar a categoria Turma, você irá imprimir o relatório criado através do Relatórios da turma, selecionando a turma desejada, se utilizar a  categoria Estudante, você irá imprimir o relatório através do botão opções ao lado direito de cada estudante e precisará fazer isso individualmente.



Vídeo-Aula




Permissões necessárias para criar um relatório:

Permissão
Descrição
Cadastrar e editar relatórios
Permite fazer alterações nos relatórios
Visualizar relatórios para impressão
Permite visualizar relatórios