As situações dos boletos são necessárias para que possa realizar o controle correto dos boletos junto ao seu banco. Para isso o Forleven traz a opção de incluir boletos na remessa com determinados tipos de situações.


No lado direito da listagem de Remessa é informado a situação do boleto, existem 3 tipos diferentes:


image


  • Registro de boleto: O boleto ainda não foi registrado para o banco;
  • Registrar cancelamento: Este boleto já consta em uma remessa e foi cancelado, portanto é necessário enviar ao banco para que o boleto receba baixa;
  • Baixa manual: Houve um recebimento físico do valor e não por boleto, sendo necessário informar ao banco para que realize a baixa neste boleto;


Obs: Boletos com situação de cancelamento e baixa manual somente serão exibidos caso tenham sido registrados em uma remessa anterior no Forleven e esta remessa precisa ter recebido download. Se o boleto não teve registro ou a remessa não teve download, então o boleto não será listado, já que não foi realmente enviado registro ao banco.



Preciso dar baixa no boleto ?


Não há nenhum critério que lhe obrigue a realizar isso, mas lembramos que alguns bancos cobram tarifas mensais, ou seja, se não for informado um cancelamento ou baixa o banco continuará cobrando. Muitos bancos também disponibilizam um painel para controle de boleto no próprio internet banking, sendo assim uma opção alternativa a remessa.


Caso não queira selecionar um item é só desmarcá-lo na criação de remessa:



Assim este boleto não será incluso no arquivo de remessa gerado.




Tarifa bancária


Normalmente os bancos cobram tarifas sobre boletos baixados, então realize esta baixa com atenção para que não seja tarifado. Verifique com seu gerente essa informação assim como o valor, lembrando que a Forleven não tem nenhuma responsabilidade sobre estas tarifas, sendo o banco responsável pela cobrança e recebimento dos valores.