Também chamado de "sangria de caixa" a retirada é quando as transações são muitas e o modo mais comum de pagamento é o dinheiro, é frequente a caixa onde são realizadas acumular valores muito elevados. 

Na prática, sangria de caixa é o nome dado à operação de recolha de valores em excesso na caixa para um outro local mais seguro. Regra geral, a caixa central, tesouraria ou banco. Daí que se utilize também a expressão “alívio da caixa” para descrever esta operação. Um dos principais aspectos que a caracteriza é o fato dessa remoção não ter uma programação pré-definida. Pelo contrário, pode ocorrer sempre que o operador entenda necessário.


Valores devem ser registrados

Mas esse dinheiro não é contabilizado para apurar o total do caixa? Claro que sim, mesmo sendo encaminhado para outro local, através de um envelope, por exemplo, o montante de cada sangria de caixa é contabilizado no total das transações a apurar no final do expediente. Se não houver acompanhamento e registro dessas retiradas, o operador corre o risco das contas não baterem certo.



Como fazer no Forleven?

Para registar uma saídas no caixa vamos acessar o menu de "Financeiro":




Em seguia no menu "Caixa '":




Neste menu iremos clicar na opção "Adicionar" > Adicionar Retirada




Preencha as informações:

  • Descrição: Descrição sobre o item ou compra em texto livre, este texto será exibido no Caixa;
  • Valor: Valor pago no item, não podendo ultrapassar o valor total do saldo em Caixa.
  • Dicaretirada é o 'saque' manual de valores, o valor retirado não é subtraído como uma despesa, sendo feito normalmente quando o saldo do caixa ultrapassa um valor razoável para troco. Normalmente é feito por gerente ou diretor para guardar os valores em local mais seguro como banco ou cofre.



Listagem da Retirada no Caixa

Após o cadastro a saída será listada na folha de caixa e terá o valor subtraído do saldo, ficando com o saldo atual.






Permissões necessárias para fazer retiradas do caixa:

Permissão   Descrição
Visualizar caixa atualPermite alterar caixa atual
Cadastrar Despesas e Contas a PagarPermite fazer alterações nas retiradas e saídas